Reestruturação da manutenção dos acordos comerciais
Para facilitar o processo de inclusão, alteração e duplicação dos acordos comerciais, o mesmo recebeu uma reestruturação. Agora todo o processo de preenchimento e alteração das informações do acordo será feito através de etapas, onde cada etapa corresponde a um tipo especifico de informação e de forma gradativa todo o acordo será preenchido igual o já existente, ou seja, foi apenas alterado o layout do mesmo, os campos, funcionalidades e regras se mantém as mesmas.
A primeira etapa corresponde às informações do Fornecedor
Nesta etapa serão selecionados o fornecedor principal e os secundários. Caso o Fornecedor principal seja Matriz, será liberado o check de “Considerar as filiais”, assim como já acontece atualmente.
Após o preenchimento dos campos obrigatórios desta etapa, pode-se continuar para a próxima etapa, clicando no botão Continuar no canto superior direito da etapa
Antes de seguir para a próxima etapa, deve atentar-se que cada etapa possui uma validação única, onde caso os campos não sejam preenchidos, ou estejam incompletos, será mostrado um alerta, como por exemplo a etapa do fornecedor.
Após a conclusão do preenchimento de uma etapa, a mesma muda, mostrando um ícone de check e o resumo dos dados preenchidos na mesma, como por exemplo:
A Segunda etapa corresponde ao Período.
Nesta etapa são selecionados as datas, o tipo de acordo e sua periodicidade, sendo todos campos obrigatórios. Caso a data de inicio seja diferente do primeiro dia do mês, é mostrado o check de “Sempre iniciar cada (Periodo) nesse dia)”. Todos os campos já vem por padrão preenchidos, como já acontece atualmente.
Após todos os campos preenchidos, basta continuar para a próxima etapa.
A Terceira etapa corresponde as Notas fiscais e Impostos.
Nesta etapa podemos selecionar os tipos de nota, impostos e também se serão consideradas compras avulsas no acordo. Caso seja selecionado o check de considerar compras avulsas, é mostrado o filtro de marcadores de compras avulsas. (Este antes ficava abaixo do filtro de produtos).
A Quarta etapa corresponde ao Alvo de Compras.
Nesta etapa podemos selecionar o tipo de alvo e seu valor.
Ao lado do valor do alvo, temos um informativo indicando a média de compra do(s) fornecedor(es) selecionado(s) nos últimos 3 meses.
Alguns tipos de alvos possuem um pequeno informativo para auxiliar o usuáiro:
Nesta etapa, caso seja selecionado o tipo “Nenhum” mesmo que o preenchimento esteja correto, será mostrado um diálogo de confirmação, se o usuário realmente quer que o acordo não possua um alvo.
A Quinta etapa corresponde aos Associados.
Nesta etapa podemos filtrar os associados ou considerar todos. Caso seja filtrado, serão mostrados os campos de seleção de associados e grupos de associados.
A Sexta etapa corresponde as Metas de compras por Associado (antes rateio do alvo).
Esta etapa só ficará disponível para preenchimento caso tenha um alvo de compras, se não houver, a mesma nem será listada nas etapas (podendo ser alterada depois caso tenha um alvo
Nesta etapa é possível definir se o acordo terá meta de compras para os associados. Caso tenha, será possível realizar o rateio do mesmo, assim como já acontecia antes
Nesta etapa temos um campo novo, que é o “Valor de rateio para Metas”. Anteriormente o rateio era feito com base no valor alvo, porém agora será feito por este novo campo, que por padrão, vem preenchido com o mesmo valor inserido no valor alvo.
A Sétima etapa corresponde as Verbas.
Esta etapa foi a que mais recebeu alterações na reestruturação, mudando também a forma como a mesma é preenchida.
Nesta etapa é possível selecionar a forma de retorno e preencher suas escalas.
As escalas receberam uma alteração na sua forma de preenchimento, dependendo muito agora, se a forma de preenchimento selecionada é simplificada ou avançada (essas formas de preenchimento só estão disponíveis para a forma de retorno em Percentual ou Valor fixo).
Na forma de preenchimento simplificado para Percentual e Valor Fixo, temos apenas dois campos:
Atingimento (Podendo ser em % ou R$, dependendo da forma de retorno escolhida)
Percentual de Retorno, para forma de retorno em percentual, e Valor de retorno para valor fixo.
Ao preencher os dois campos, será mostrado um informativo ao lado, para facilitar o entendimento da verba.
Na forma de preenchimento avançado para o retorno por percentual e valor fixo temos o preenchimento de escalas, igual ao já existente na rotina, porém agora sendo possível adicionar quantas escalas o usuário desejar.
Caso o retorno seja por Percentual, serão mostrados as opções calcular o retorno sobre o volumes de compras total ou excedente, além de dar a opção de moeda de retorno. Sendo que a moeda de retorno só será mostrada se o alvo de compras não for do tipo Reais.
Todos os campos citados acima para a forma de retorno em Percentual e Valor fixo são nos casos onde há um Alvo de Compras
Caso o acordo não tenha um Alvo de Compras o preenchimento das formas de retorno por Percentual e Valor fixo será apenas através da forma simplificada, com o cálculo sobre volume de compras sendo Total e possuindo apenas um campo para preenchimento, sendo respectivamente:
Percentual de Retorno para Percentual;
Valor de Retorno para Valor Fixo;
Para a forma de retorno Por Produto, será mostrado a listagem de produtos, assim como já acontece atualmente.
A Oitava etapa corresponde aos Produtos.
Esta etapa só irá aparecer caso nas verbas a forma de retorno não seja Por Produto.
Esta etapa possui o mesmo funcionamento da versão antiga, porém com uma pequena melhoria em seu layout
A Nona etapa corresponde ao Pagamento
Nesta etapa são preenchidos os campos de forma de pagamento e prazo
A Décima etapa corresponde às Informações Adicionais
Nesta etapa poderá ser preenchida uma observação para o acordo comercial e adicionados arquivos anexos ao acordo comercial.
Durante o preenchimento do acordo, é possível alterar uma etapa já preenchida e concluída, bastante clicar na etapa desejada para alterá-la.
Ao clicar em uma etapa já concluída, a etapa que estava sendo preenchida será validada e caso não tenha sido preenchida corretamente, só será possível selecionar outra etapa se a atual estiver preenchida (salvo nos casos onde a mesma é a ultima etapa disponível para preenchimento).
Ao alterar uma etapa já preenchida é possível que etapas posteriores precisarem ser alteradas e/ou verificadas novamente. Então caso por exemplo depois de preenchido algumas etapas, seja alterado o fornecedor, as etapas que o mesmo impacta serão destacadas e precisarão ser validadas novamente.
Após o preenchimento de todas as etapas, ou seja, todas com check positivo, é possível concluir o acordo comercial
Na rotina de duplicar o acordo comercial o fluxo é igual a inclusão, porém com os dados já preenchidos e na rotina de alteração do acordo comercial as etapas já vem concluídas, sendo possível então selecionar a etapa que o usuário deseja alterar e efetivar a alteração